Author [EN] [PL] [ES] [PT] [IT] [DE] [FR] [NL] [TR] [SR] [AR] [RU] Topic: [Portuguese Translation] - Idolatry

Offline Ayman Al-Andaluz

  • Newbie
  • *
  • Posts: 36
    • View Profile
[Portuguese Translation] - Idolatry
« on: January 25, 2019, 06:27:47 PM »
IDOLATRIA DE ACORDO COM O ALCORÃO



Copyright © 2009 Joseph A Islam

 

 

Muitos muçulmanos supõem incorretamente que a adoração de ídolos é restrito a adorar estátuas ou simplesmente atribuindo outros deuses com o Senhor Todo-Poderoso.

 

Embora o culto estátua e atribuindo outras formas de divindades com Deus seja, sem dúvida, uma forma de idolatria, limitando-o a esse entendimento é insustentável do ponto de vista do Alcorão. Adoração de ídolos do ponto de vista do Alcorão pode assumir muitas formas.

 

Aqui estão alguns exemplos:

 

(1) O PRÓPRIO EGO E DESEJO COMO IDOLOS

25: 43 Não tens reparado em quem toma por divindade os seus desejos? Ousarias advogar por ele?

(2) Intercessores como Idolos
10: 18 E adoram, em vez de Deus, os que não poder prejudicá-los nem beneficiá-los, dizendo: Estes são os nossos intercessores junto a Deus. Pretendeis ensinar a Deus algo que Ele possa ignorar dos céus e da terra? Glorificado e exaltado seja de tudo quanto Lhe atribuem!

(3) O culto dos santos e profetas mortos
16: 20-21 E os que eles invocam, em vez de Deus, nada podem criar, posto que eles mesmos são criados. São mortos, sem vida, e ignoram quando serão ressuscitados.

17: 56-57 Dize-lhes: Invocai os que pretendeis em vez d’Ele! Porém não poderão vos livrar das adversidades, nem as modificar. Aqueles que invocam anseiam por um meio que os aproxime do seu Senhor e esperam a Sua misericórdia e temem o Seu castigo, porque o castigo do teu Senhor é temível!
18: 102 Pensaram, acaso, os incrédulos tomar Meus servos por protetores, em vez de Mim? temos destinado o inferno, por morada, aos incrédulos.

Os Profetas nunca teriam permitido qualquer  forma de idolatria e teriam pedido a seus seguidores para estudarem a escritura em seu lugar.

3:79 É inadmissível que um homem a quem Deus concedeu o Livro, a sabedoria e a profecia, diga aos humanos: Sede meus servos, em vez de o serdes de Deus!Outrossim, o que diz, é: Sede servos do Senhor, uma vez que sois aqueles que estudam e ensinam o Livro.
80 Tampouco é admissível que ele vos ordene tomar os anjos e os profetas por senhores. Poderia ele induzir-vos à incredulidade, depois de vos terdes tornado muçulmanos?

Mas as pessoas afirmam que não estão a fazer nada de mal

39: 3 Não deve, porventura, ser dirigida a Deus a devoção sincera? Quando àqueles que adotam protetores, além d’Ele, dizendo: Nós só os adoramos para nos aproximarem de Deus. Ele os julgará, a respeito de tal divergência. Deus não encaminha o mendaz, ingrato.

Apesar de pedirem ajuda àqueles que como eles também são serventes e seres criados como eles
7:194 Aqueles que invocais em vez de Deus são servos, como vós. Suplicai-lhes, pois, que vos atendam, se estiverdes certos!

(4) Tomando Jinns como Idolos

6: 100 Mesmo assim atribuem como parceiros a Deus os gênios, embora fosse Ele Quem os criasse; e, nesciamente, inventaram-Lhe filhos e filhas. Glorificado e exaltado seja, por tudo quanto Lhe atribuem.

(5) Propriedades, bens e posses como idolos

18: 32 Expõe-lhes o exemplo de dois homens: a um deles concedemos dois parreirais, que rodeamos de tamareiras e, entre ambos, dispusemos plantações.
33 Ambos os parreirais frutificaram, sem em nada falharem, e no meio deles fizemos brotar um rio.
34 E abundante era a sua produção. Ele disse ao seu vizinho: Sou mais rico do que tu e tenho mais poderio.
35 Entrou em seu parreiral num estado (mental) injusto para com a sua alma. Disse: Não creio que (este parreiral) jamais pereça,
36 Como tampouco creio que a Hora chegue!Porém, se retornar ao meu Senhor, serei recompensado com outra dádiva melhor do que esta.
37 Seu vizinho lhe disse, argumentando: Porventura negas Quem te criou, primeiro do pó, e depois de esperma e logo te moldou como homem?
38 Quanto a mim, Deus é meu Senhor e jamais associarei ninguém ao meu Senhor.
39 Por que quando entrastes em teu parreiral não dissestes: Seja o que Deus quiser; não existe poder senão de Deus!Mesmo que eu seja inferior a ti em bens e filhos,
40 É possível que meu Senhor me conceda algo melhor do que o teu parreiral e que, do céu, desencadeie sobre o teu uma centelha, que o converta em um terreno de areia movediça.
41 Ou que a água seja totalmente absorvida e nunca mais possa recuperá-la.
42 E foram arrasadas as suas propriedades; e ( o incrédulo, arrependido) retorcia, então, as mãos, pelo que nelas havia investido, e, vendo-as revolvidas, dizia: Oxalá não tivesse associado ninguém ao meu Senhor!
43 E não houve ajuda que o defendesse de Deus, nem pôde salvar-se.
44 Assim, a proteção só incumbe ao Verdadeiro Deus, porque Ele é o melhor Recompensador e o melhor Destino.

(6) Manter outras fontes além do que foi revelado como idolos
6: 19 Pergunta: Qual é o testemunho mais fidedigno?Assevera-lhes, então: Deus é a Testemunha entre vós e mim. Este Alcorão foi-me revelado, para com ele admoestar a vós e àqueles que ele alcançar. Ousareis admitir que existem outras divindades conjuntamente com Deus? Dize: Eu não as reconheço. Dize ainda: Ele é um só Deus e eu estou inocente quanto aos parceiros que Lhe atribuís.
68: 35 Porventura, consideramos os muçulmanos, tal como os pecadores?
36 O que há convosco? Como julgais assim?
37 Ou, acaso, tendes algum livro em que aprendeis,
38 A conseguir o que preferis(1710)?
39 Ou possuís, acaso, a Nossa promessa formal, até ao Dia da Ressurreição, de conseguirdes tudo o que desejardes?
40 Pergunta-lhes qual deles está disposto a assegurar isto?
41 Ou têm, acaso, parceiros (junto a Mim)? Que os apresentem, pois, se estiverem certos!

(7) Lideres religiosos, estudiosos e pessoas reverenciadas, como idolos

9: 31 Tomaram por senhores seus rabinos e seus monges em vez de Deus, assim como fizeram com o Messias, filho de Maria, quando não lhes foi ordenado adorar senão a um só Deus. Não há mais divindade além d’Ele!Glorificado seja pelos parceiros que Lhe atribuem!

Conclusão:
Infelizmente a maioria das pessoas não percebem quando eles entram em idolatria pensando que se restringe apenas ao culto da estátua. Criação de parceiros com Deus pode vir em muitas formas diferentes de acordo com o Alcorão.

Artigo relacionado:
(1)   Repreensão severa da idolatria no Antigo Testamento e do ciúme de Deus

Joseph Islam
© 2010 Quransmessage.com All Rights Reserved